A Microsoft divulgou dois estudos que reforçam o que muitas lideranças já sentem no dia a dia: estamos presos em uma jornada de trabalho infinita e a inteligência artificial é o diferencial competitivo das empresas que querem sair na frente.
O relatório Work Trend Index 2025 chama a atenção para o nascimento das chamadas Frontier Firms — empresas que operam com “inteligência sob demanda”, ou seja, combinam o conhecimento dos times humanos com agentes de IA capazes de acelerar decisões e automatizar rotinas.
Já o estudo da Microsoft LATAM mostra o impacto prático dessa sobrecarga:
➢ Profissionais lidam, em média, com 117 e-mails e 153 mensagens no Teams por dia.
➢ O pico de reuniões acontece entre 9h–11h e 13h–15h, justamente os horários de maior energia e foco.
O resultado? Burnout, atrasos e tempo desperdiçado com tarefas repetitivas
Diante disso, 82% dos líderes entrevistados afirmam que vão adotar agentes de IA nos próximos 12 a 18 meses.
Entre as aplicações mais promissoras está a automação de atendimentos internos, especialmente em áreas como Jurídico, RH e Compliance. Ao integrar inteligência artificial no fluxo de comunicação já utilizado pelas equipes, como o Microsoft Teams, empresas conseguem reduzir interrupções e otimizar tempo de forma significativa.
É nesse contexto que soluções como a Asklisa têm se mostrado estratégicas: atuando como uma assistente virtual dentro do Teams, ela responde dúvidas operacionais de forma instantânea, liberando os times para atividades mais analíticas e decisivas. Em alguns casos, a adoção desse tipo de tecnologia gerou até 50% de economia de tempo no consultivo.
Por: Asklisa